Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration (CLASI) Liderança Colaborativa em Integração Sensorial de Ayres
Certificate in Ayres Sensory Integration (CASI)
CERTIFICAÇÃO EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES®
Tradução parcial e adaptada do documento publicado em outubro de 2018 pela CLASI
Programa de Certificação
Zoe Mailloux OTD, OTR/L, FAOTA
Susanne Smith Roley OTD, OTR/L, FAOTA
Em colaboração com
Gina Coleman MA, OTR
Suzanne Greenwood MA, OTR/L
Shay McAtee MA, OTR/L, FAOTA
Annie Balthazar-Mori OTD, OTR
Aja Roley MA, OTR/L
Sue Trautman MA, OTR/L
A certificação oferecida pela TOI - Terapia Ocupacional Infantil ocorre em São Paulo - SP.
Para maiores informações e datas das novas turmas entrar em contato : toi.institucional@gmail.com
(11) 2537-6530
DESCRIÇÃO APROFUNDADA DA CERTIFICAÇÃO CLASI
1. MISSÃO DA LIDERANÇA COLABORATIVA EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES (CLASI)
A CLASI é um membro do International Council for Education in Ayres Sensory Integration (ICEASI) que oferece padrões globais para educação em ASI (Ayres Sensory Integration).
ASI é uma área bem estruturada e em crescimento na prática terapêutica com aplicação em diversos contextos incluindo domicílio, escola e comunidade. Originalmente apresentada para ser eficaz com crianças com dificuldade de aprendizado e comportamento, essa intervenção tem recentemente emergido como uma prática baseada em evidências para uso com crianças autistas.
Tem sido largamente utilizada em indivíduos com uma variedade de deficiências e grupos de idade. Embora sejam necessárias mais pesquisas em todas as áreas, tanto os achados de estudos quanto relatórios clínicos mostram que essa abordagem é efetiva e significativa para muitos indivíduos e suas famílias.
Originada em 2016, a CLASI CASI foi desenvolvida para dar continuidade ao legado de excelência em educação, pesquisa e prática na área de conhecimento criada pela Dra. A. Jean Ayres e mantida por pesquisadores, clínicos e educadores. Esse programa de educação é produzido de acordo com as diretrizes do International Council for Education in Ayres Sensory Integration (ICEASI) e alinhado com o Ayres 2020 Vision, promovendo excelência em conhecimento, avaliação e educação em ASI.
2. ASI INFORMAÇÕES PRELIMINARES
A teoria da Integração Sensorial fornece evidências a partir da ciência básica e aplicada sobre a habilidade de receber, classificar, processar e fazer uso das informações originadas pelo corpo e pelo meio ambiente, as quais são percebidas pelos sentidos (toque, gravidade, posição e movimento do corpo, visão, olfato, temperatura e paladar). Essa informação sensorial é enviada ao cérebro, onde é organizada, interpretada e como resultado, formamos um plano de ação que nos permite ter uma resposta adaptativa apropriada e correta para as demandas do ambiente. Uma avaliação minuciosa guia a preparação dos objetivos, endereçando os referidos interesses e recomendações para intervenção. A intervenção da Integração Sensorial de Ayres é proporcionada dentro do contexto da prática profissional. A ASI é designada a melhorar habilidades sensoriais perceptivas, auto regulação, habilidades motoras e praxis. Fazendo isso, a ASI auxilia a habilidade do cliente em demonstrar melhora no comportamento, aprendizado e interação social. A intervenção clássica é individualmente elaborada baseada em uma ampla avaliação e aplicada em um ambiente terapêutico especializado, estruturado em sala com equipamentos sensoriais que promovam oportunidades táteis, visuais, proprioceptivas e vestibulares de maneira estruturada e em colaboração com os cuidadores primários.
Dificuldades na integração sensorial são encontradas em indivíduos sem diagnóstico, assim como em bebês, crianças e adultos com diagnóstico identificado. Foi constatado que essa terapia é efetiva com problemas como dificuldade de aprendizado, hiperatividade e déficit de atenção, dispraxia e autismo. No curso da terapia, os indivíduos aprendem habilidades ou comportamentos específicos, mas esse não é o principal objetivo, ao invés disso, a intenção é que as atividades físicas produzam sensações que conduzam a uma resposta adaptativa e consequentemente para respostas ainda mais complexas. No caso de crianças, a intervenção é focada no brincar, permitindo a construção de experiencias sensoriais e do planejamento de ações em relação a desafios guiados e crescentes.
2.1. REQUISITOS DO CERTIFICADO ASI
A Certificação em Integração Sensorial de Ayres® (CASI) é oferecida pela CLASI, um Provedor Aprovado de unidades de educação continuada (CEU) pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA). A CASI da CLASI assegura que seus alunos tenham completado um número mínimo de módulos (unidades de educação continuada) e participado em atividades designadas que objetivam a aquisição de conhecimentos e habilidades em integração sensorial de acordo com padrões internacionais, como se segue:
-
As fundações teóricas da integração sensorial baseadas no trabalho original da Dr. A. Jean Ayres;
-
Ciência básica e aplicada atualizadas, relacionadas a teoria da integração sensorial;
-
As contribuições da integração sensorial para o desenvolvimento típico;
-
Administração de avaliações relevantes das principais funções sensório integrativas: (ex.: a Avaliação de Integração Sensorial de Ayres (EASI), o Teste de Integração Sensorial e Práxis (SIPT), a Medida de Processamento Sensorial Medida de Processamento Sensorial (SPM), observações clínicas de Ayres, etc.);
-
Raciocínio clínico guiando o uso da integração sensorial na prática clínica;
-
Interpretação dos resultados dos dados colhidos em avaliação, baseados na pesquisa de padrões de função e disfunção de integração sensorial;
-
Determinação de metas e planejamento de intervenção;
-
Implementação de intervenção terapêutica profissional, com foco no uso de estratégias de integração sensorial em diferentes contextos;
-
Liderança e orientação da teoria, prática e pesquisa em ASI;
-
Revisões de pesquisas existentes e maneiras de planejar e implementar pesquisas relacionadas a ASI;
-
Caminhos para a defesa na promoção da prática baseada em evidências em ASI para clientes.
2.2. OBJETIVOS
Após a conclusão do programa, os alunos irão criticar, analisar e usar ferramentas teórico-práticas avançadas para a avaliação e intervenção para a melhor prática usando a teoria e prática em ASI.
Os objetivos específicos são:
-
Fornecer aos alunos oportunidades de adquirir conhecimento teórico e prático na integração sensorial;
-
Promover a aquisição de conhecimento sobre a avaliação e várias intervenções técnicas na teoria sensorial;
-
Desenvolver a habilidade necessária para defesa e pesquisa na área da integração sensorial2.3. METAS PARA COMPETÊNCIAS
Pretende-se que ao final do programa o aluno adquira conhecimento na área da ASI possibilitando a melhora na participação do cliente, contribuindo para a qualidade de vida dos indivíduos e de seus cuidadores.
Ao final da certificação CASI da CLASI, os alunos estarão preparados para:
-
Demonstrar conhecimento e pensamento crítico em relação a aplicação dos princípios da integração sensorial in diferentes populações.
-
Demonstrar a habilidade de conceituar, planejar, organizar e implementar um plano de intervenção baseada em evidências da integração sensorial, que seja adequado para as necessidades individuais de cada cliente, levando em consideração a avaliação inicial e os objetivos definidos para cada indivíduo;
-
Engajar-se em uma atividade relevante para a defesa ou pesquisa em ASI.
3. INSTRUÇÃO
3.1. COMITE DE CONTEÚDO
A certificação CASI da CLASI foi criada pelas cofundadoras Susanne Smith Roley e Zoe Mailloux, ambas membros do conselho da CLASI em associação com especialistas em ASI. Elas representam a primeira geração de estudantes da Dr. A. Jean Ayres, comprometidas em seguir sua tradição de excelência e pesquisa na prática. O material do curso é derivado das publicações originais de Ayres e de pesquisas subsequentes em ciência básica e aplicada, relacionadas a sensações e o impacto na função humana.
3.2. INSTRUTORES
Os instrutores são palestrantes com conhecimento aprofundado nas áreas da ASI. Eles representam a primeira e segunda geração de estudantes da Dr. Ayres. Os instrutores têm experiencia nacional e internacional em apresentações de informação sobre ASI e perícia em uma ou mais áreas de pesquisa, educação e prática
4. ESTRUTURA DO PROGRAMA
4.1. CONTEÚDO E DURAÇÃO
As seguintes competências são necessárias para completar a certificação ASI da CLASI:
Módulo 1: Teoria da ASI
Módulo 2: Avaliação Abrangente da ASI
Módulo 3: Prática da Avaliação Compreensiva da ASI
Módulo 4: Raciocínio Clínico ASI
Módulo 5: Intervenção Baseada em Evidência da ASI
Módulo 6: Prática da Intervenção Baseada em Evidências da ASI
Nós recomendamos que os alunos façam os 6 módulos nessa ordem e completem o programa em um ano. Os módulos podem ser feitos fora de ordem e por um período de até 5 anos.
Reciprocidade: ISA aceitará através de aprovação alunos de unidades de educação continuada cursos feitos em outras instituições que sigam os padrões de exigência ICEASI. A CASI da CLASI não será concedida se uma Certificação de Integração Sensorial for concedida por outra organização, que tenha as mesmas unidades do curso.
5. SISTEMA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICADOS
Após a conclusão de cada módulo, é pedido aos aprendizes que submetam uma avaliação do curso para receberem uma unidade de educação continuada de acordo com os critérios do Programa Provedor Autorizado da AOTA. Após a conclusão dos módulos obrigatórios e cumpridas as exigências, o aprendiz pode aplicar para receber o Certificado de Conclusão em ISA.
6. PROCESSO DE APLICAÇÃO
6.1. NOMINAÇÕES
Os alunos receberão o Certificado ASI após o recebimento da aplicação e da verificação da conclusão dos requisitos.
7. DESCRIÇÃO DOS MÓDULOS
7.1. MÓDULO 1 – Teoria da ISA
Os últimos avanços em neurociências embasam a aplicação da teoria de integração sensorial como uma abordagem para tratar crianças, adolescentes, adultos e idosos. Esse módulo oferece aos terapeutas a base teórica necessária para aplicação da teoria de integração sensorial na prática clínica.
Os treinamentos para o primeiro módulo oferecerão o estudo da teoria de integração sensorial, do sistema nervoso central, da neurociência dos sistemas sensoriais, modulação, da práxis e de princípios de avaliação e intervenção em integração sensorial. O Módulo 1 é usualmente oferecido online, mas pode ser oferecido de forma presencial mediante a pedidos.
OBJETIVOS DE APRENDIZADO
Após o curso, os participantes estarão hábeis a:
-
Identificar os modelos interpretativos da teoria de integração sensorial;
-
Descrever estruturas neurológicas e suas funções envolvidas no processo de integração sensorial;
-
Descrever implicações funcionais e fatores ocupacionais na base das mudanças do problema sensorial;
-
Discutir a práxis e seu papel no desempenho e no comportamento;
-
Avaliar a qualidade de pesquisa relacionada à integração sensorial.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-
Revisão histórica do trabalho da Dr. A. Jean Ayres;
-
Modelos interpretativos da teoria de integração sensorial; estruturas neurológicas no processo de integração sensorial;
-
O sistema sensorial, auto regulação e praxis.
7.2.MÓDULO 2 & 3 – Competências na Avaliação em ISA
Os módulos 2 e 3 são destinados a ensinar avaliações de função e disfunção na Integração Sensorial de Ayres, o que inclui: Teste de Integração Sensorial e Práxis (SIPT), Medida de Processamento Sensorial (SPM), Avaliação de Integração Sensorial de Ayres (EASI), e observações clínicas estruturados e não estruturadas. O Módulo 2 é oferecido online e oferece uma introdução para os métodos de avaliação. O Módulo 3 é presencial e promove atividades práticas e mentoria.
OBJETIVOS DE APRENDIZADO
-
Determinar um plano de avaliação para cada indivíduo;
-
Determinar a avaliação apropriada para avaliar funções de Integração Sensorial de Ayres em todas as áreas;
-
Analisar a força psicométrica das avaliações;
-
Ministrar o SIPT, o SPM e o EASI com segurança;
-
Entender os construtos testados por medidas sensoriais relacionadas;
-
Planejar observações clínicas de construtos em integração sensorial quando testes padronizados não forem possíveis de aplicar;
-
Demonstrar competência na aplicação de observações clínicas baseadas em ISA;
-
Identificar se um relatório avaliativo segue os padrões estruturais determinados pela Medida de Intervenção e Fidelidade em ISA.
7.3. MÓDULO 4 – Conhecimentos e Habilidades no Raciocínio Clínico em ISA
O módulo 4 foca no raciocínio clínico baseado em dados de pesquisa e avaliação para compreender os achados e fazer recomendações de metas e serviços. Treinamentos que levam ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico permitem ao aluno compreender relações entre a avaliação e a participação, informando recomendações e/para serviços. O Módulo 4 é usualmente oferecido online, mas pode ser oferecido de forma presencial mediante a pedidos.
OBJETIVOS DE APRENDIZADO
-
Descrever padrões de função e disfunção em integração sensorial;
-
Analisar e interpretar resultados de avaliações de acordo com os padrões de função e disfunção de integração sensorial;
-
Relacionar os dados obtidos através da aplicação de instrumentos com as dificuldades de desempenho ocupacional do indivíduo;
-
Estabelecer metas e objetivos centrados no cliente apresentando preocupações relacionadas a interpretação dos dados clínicos;
-
Criar um plano de intervenção baseado na avaliação realizada;
-
Determinar como a intervenção será conduzida e seus efeitos em vários contextos da criança identificada com disfunção sensorial.
7.4. MÓDULOS 5 & 6 – Conhecimentos e Habilidades na Intervenção em ISA
Os Módulos 5 e 6 ensinam planos de intervenção, fidelidade e estratégia em ISA, visando resultados relevantes relacionados a participação na vida diária
Esses módulos ensinam o caminho para personalizar, adaptar e implementar um plano de intervenção baseado na interpretação dos resultados de testes, direcionado a resultados relevantes que se relacionam com as prioridades e preocupações do cliente e da família na vida diária. A intervenção ISA é guiada pelo manual de intervenção em ISA, resumido na Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres, assim como por uma compreensão dos processos multissensoriais e seus impactos nas habilidades básicas sensoriais, motoras e praxicas. O raciocínio clínico e a resolução de problemas de um específico estudo de caso são usados por todos os participantes. O Módulo 5 fornece uma introdução para a Intervenção em ISA e o Módulo 6 promove atividades práticas e mentoria. O Módulo 5 só é oferecido online e o Módulo 6 é sempre presencial.
OBJETIVOS DE APRENDIZADO
-
Aplicar raciocínio clínico na estruturação e implementação de intervenções para indivíduos com dificuldades ou disfunção em integração sensorial;
-
Vincular a hipótese elaborada na avaliação com as metas proximais e por meio do alcance das metas proximais, os resultantes relacionados a participação.
-
Usar uma avaliação dinâmica enquanto trabalhar com clientes para refinar a intervenção durante o tratamento;
-
Nomear os elementos de processo da Medida de Intervenção e Fidelidade em ASI;
-
Determinar de que maneira os elementos de processo interagem durante uma sessão de Intervenção direta;
-
Explicar a relação entre as atividades e a facilidade das respostas adaptativas;
-
Explicar a importância da motivação do cliente e de seu envolvimento ativo durante a intervenção;
-
Discutir os benefícios e limitações da intervenção ASI com uma ampla variedade de diagnósticos de grupos, idades e tipos de dificuldades;
-
Demonstrar o caminho em que as estratégias sensoriais são implementadas em vários contextos, incluindo a casa, a escola e a comunidade.