CLASI

Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration (CLASI) Liderança Colaborativa em Integração Sensorial de Ayres Certificate in Ayres Sensory Integration (CASI) Certificado em Integração Sensorial de Ayres

1-RAZÃO PARA UM PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES ® (ASI)

ASI é uma área de prática terapêutica bem estabelecida e em constante expansão com aplicações em diferentes ambientes inclusive em casa, na escola e na comunidade. Tendo provado ser eficaz em crianças com dificuldades comportamentais e de aprendizado, essa intervenção emergiu como uma prática baseada em evidencias para uso em crianças com autismo. Foram realizadas aplicações da técnica em grupos de indivíduos com uma ampla variedade de deficiências e idades e, embora se faça necessário expandir as pesquisas, resultados clínicos e encontrados em pesquisas mostram a efetividade e relevância desse programa para muitas famílias e indivíduos.
Fundado em 2016, esse programa foi desenvolvido para continuar com o legado de excelência em educação, pesquisa e prática clinica no campo de conhecimento originado pela Dra. A. Jean Ayres e dado continuidade por diversos pesquisadores, profissionais clinicos e educadores. Esse programa de educação foi produzido de acordo com as diretrizes com o ICEASI- Conselho Internacional para Educação de Integração Sensorial de Ayres®, uma organização que visa fornecer padrões globais de educação e treinamento em ASI, e alinhado coma Visão 2020 provendo a excelência em treinamento, avaliação em educação em ASI®. A certificação tem aprovação pela AOTA (Associação Americana de Integração sensorial) e as fundadoras - instrutoras: Zoe Mailloux OTD, OTR/L, FAOTA e Susanne Smith Roley OTD, OTR/L, FAOTA, bem como outras colaboradoras instrutoras Gina Coleman MA, OTR; Suzanne Greenwood MA, OTR/L; Shay McAtee MA, OTR/L, FAOTA; Annie Balthazar-Mori OTD, OTR; Aja Roley
MA, OTR/L, Shelly Lane OTD, OTR/L, FAOTA e Sue Trautman MA, OTR/L.

2- EXIGÊNCIAS PARA CERTIFICAÇÃO EM ASI

 

A certificação em Ayres Sensory Integration (R) é oferecida pela CLASI, um provedor aprovado de unidades de educação continuada (CEU) pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA). CLASI também é membro fundador do Conselho Internacional de Educação (ICEASI) na Ayres Sensory Integration®, uma organização que visa fornecer padrões globais de educação e treinamento em ASI.
A certificação em ASI assegura que seus aprendizes tenham completado um número mínimo de módulos (unidades de educação continuada) e participado em atividades designadas que objetivam a aquisição de conhecimentos e habilidades em integração sensorial de acordo com padrões internacionais, como se segue:
- As fundações teóricas da integração sensorial de acordo com o trabalho original de A. Jean Ayres,
- Atualizar a ciência básica e aplicada relacionada a teoria de integração sensorial,
- As contribuições da integração sensorial para o desenvolvimento típico,
- Administração de avaliações relevantes das principais funções sensório integrativas: (ex.: a Evaluation of Ayres Sensory Integration (EASI), o Sensory Integration and Praxis Tests (SIPT), a Medida de Processamento Sensorial (SPM), observações clinicas de Ayres, etc.)
- Raciocínio clínico guiando o uso da integração sensorial na pratica clínica;
- Interpretação dos dados colhidos em avaliação baseados na pesquisa de padrões de função e disfunção de integração sensorial;
- Determinando metas e planejando a intervenção;
- Implementação de intervenção terapêutica profissional, com foco no uso de estratégias de integração sensorial em diferentes contextos;
- Liderar e auxiliar na construção da teoria, prática e pesquisa em ASI;
- Revisões de pesquisas existentes e maneiras de planejar e implementar pesquisas relacionadas a ASI;
- Caminhos para a defesa na promoção da prática baseada em evidências em ASI para clientes
Programação
A CLASI-CASI exige a conclusão de 6 Módulos (2 no mínimo onlines) mais atividades e avaliações adicionais, cada uma com carga horária aproximada de 24 a 30 horas, para um total de 180 horas.
CLASI é um provedor aprovado de unidades de educação continuada (CEU) pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA)
CLASI também é membro fundador do Conselho Internacional de Educação (ICEASI) na Ayres Sensory Integration®.

Módulo I: Teoria ISA – Conhecimentos e Habilidades em Teoria ASI

Os últimos avanços em neurociências embasam a aplicação da teoria de integração sensorial como uma abordagem para tratar crianças, adolescentes, adultos e idosos. Esse módulo oferecer aos terapeutas a base teórica necessária para aplicação da teoria de integração sensorial na prática clínica.

 

Aprendizado Presencial: 30horas.

Os treinamentos para o primeiro módulo oferecerão o estudo da teoria de integração sensorial, do sistema nervoso central, da neurociência dos sistemas sensoriais, modulação, da práxis e de princípios de avaliação e intervenção em integração sensorial.

Público Alvo: Autorizado apenas para Terapeutas Ocupacionais.
 

Objetivos de Aprendizado
Após o primeiro módulo, os participantes serão capazes de:
1- Identificar os modelos interpretativos da teoria de integração sensorial;
2- Descrever estruturas neurológicas e suas funções envolvidas no processo de integração sensorial;
3- Descrever implicações funcionais e fatores ocupacionais na base das mudanças do problema sensorial;
4- Discutir a práxis e seu papel no desempenho e no comportamento;
5- Avaliar a qualidade de pesquisa relacionada à integração sensorial.

Módulo 2: Introdução a Avaliação Abrangente em ISA (online preparação para módulo 3)

Participantes terão lições online sobre o teste de integração sensorial e praxis (SIPT), medida de processamento sensorial (SPM), e o EASI- Avaliação de Integração Sensorial de Ayres. Aproximadamente 20 horas, participantes poderá rever a qualquer momento as aulas durante a certificação.

 

Aprendizado Online: 20horas + 10 horas de tarefas

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais.

Pré–requisito: Módulo 1

Módulo 3: Avaliação Abrangente em ISA- Revisão e Prática

Participantes revisam as lições online e tem a oportunidade de sanar quaisquer dúvidas que possam ter; durante o curso, participantes praticam administração da avaliação e pontuação com colegas e, quando possível, com crianças trazidas ao curso.

 

Aprendizado Presencial: 24 horas + Avaliações: 6 horas extras pós módulo (testar crianças para próximo módulo)

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulo 2 online.

Objetivos de Aprendizado
Após esse módulo, os alunos serão capazes de:
- Estabelecer um plano de avaliação para cada indivíduo;
- Determinar a avaliação apropriada para avaliar funções de Integração Sensorial de Ayres em todas as áreas;
- Analisar a força psicométrica das avaliações;
- Ministrar o SIPT com segurança;
- Entender os construtos testados pelo SIPT, SPM e testes relacionados;
- Estruturar observações clínicas de construtos em integração sensorial quando testes padronizados não forem possíveis de aplicar;
- Demonstrar competência na aplicação de observações clínicas baseadas em ASI;
- Ministrar a medida de processamento sensorial (SPM);
- Identificar se um relatório avaliativo segue os padrões estruturais determinados pela Medida de Intervenção e Fidelidade em ASI.

Módulo 4: Raciocínio Clínico e Planejamento da Intervenção em ISA

Esse módulo foca no raciocínio clínico baseado em dados de pesquisa e avaliação para compreender os achados e fazer recomendações de metas e serviços. Treinamentos que levam ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico permitem ao aprendiz compreender relações entre a avaliação e a participação, informando recomendações e/para serviços.

 

Aprendizado Presencial: 20 horas + 10 hs de avaliações/ tarefas extras com crianças pós modulo

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulos 1, 2 e 3

Objetivos de Aprendizado
Espera-se que ao final desse modo, os participantes sejam capazes de:
- Descrever padrões de função e disfunção em integração sensorial;
- Analisar e interpretar resultados de avaliações de acordo com os padrões de função e disfunção de integração sensorial;
- Relacionar os dados obtidos através da aplicação de instrumentos com as dificuldades de desempenho ocupacional do indivíduo;
- Estabelecer metas e objetivos centrados no cliente apresentando preocupações relacionadas a interpretação dos dados clínicos;
- Criar um plano de intervenção baseado na avaliação realizada;
- Determinar como a intervenção será conduzida e seus efeitos em vários contextos da criança identificada com disfunção sensorial.

Módulo 5: Intervenção ISA Baseada em Evidências (incluindo a Medida de Fidelidade ISA)

A Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres (ASI®) é uma ferramenta confiável e válida que resume os elementos estruturais essenciais e os processos da prática terapêutica utilizando os métodos e a teoria de integração sensorial. Os participantes aprenderão os elementos essencias da ASI que são delineados na Medida de Fidelidade e aprender a usar essa ferramenta para melhorar a investigação e a prática.

Aprendizado Presencial: depende ser for online ou presencial, com tarefas extras, somando 30 horas

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulos 1, 2, 3 e 4

Módulo 6: Intervenção ISA Baseada em Evidências: Revisão e Prática

Participantes revisam as lições online e tem a oportunidade de sanar quaisquer dúvidas que possam ter; durante o curso, participantes observam demonstrações de intervenções e vídeos e praticam o uso do equipamento e técnicas de intervenção com crianças trazidas ao curso.

Aprendizado Presencial: 24 hs presencial + 6 horas de tarefas// ou 30 hs presencial

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulos 1,2,3, 4 e 5

Alguns módulos exigem aulas online, e todos exigem preparação e tarefas de casa.
 

Em 2018, o modulo 1 ofertará 36 hs com conteúdo de neurociências adicionado especificamente nos dois primeiros dias.
 

Cada módulo apresenta uma apostila traduzida para português, bem como cada módulo é traduzido para o português com Terapeutas Ocupacionais com conhecimento da área.
 

Essa certificação da CLASI é promovida pela GymISense, maiores informações no email:
integracaosensorialcursos@gmail.com

Pergunta Frequente
 

Posso fazer os módulos fora da ordem?

 

Recomendamos fazer os módulos em ordem, mas percebemos que pode haver exceções.

 

M1- As lições da teoria ASI podem ser concluídas ao longo do tempo e recomenda-se a revisão dessas lições ao longo do programa. Embora seja útil completar M1 antes de M2 e M3, não é essencial. No entanto, será muito difícil sintetizar completamente a informação nas lições em M4 - M6 se M1 não tiver sido concluída.

 

M2 - As lições na avaliação ASI devem ser concluídas antes do M3, pois este módulo fornece informações essenciais para a administração e pontuação de uma variedade de ferramentas de avaliação que serão apenas brevemente revistas e depois praticadas no M3.

 

M3 - Esta informação de avaliação prática do curso ASI no local deve ser completada antes da M4 porque os testes que são aprendidos e praticados serão necessários para testar e marcar crianças com resultados válidos e confiáveis antes de interpretar esses dados.

 

M4 - O raciocínio clínico ASI é necessário antes do M6 porque você precisará fazer a parte de identificação do problema do raciocínio clínico antes da solução do problema, que é a sua intervenção.

 

M5- A medida de fidelidade -ASI será necessária antes da conclusão de todo o programa de certificados porque você será solicitado a avaliar suas sessões de intervenção e outras.

 

M6 - A intervenção prática da ASI é melhor concluída quando você tem uma base sólida em teoria, avaliação e princípios de intervenção em fidelidade.

DATAS DOS MÓDULOS em 2019 em Curitiba (todos os módulos)

 

 

Módulo 1- Conhecimentos e Habilidades em Teoria ASI presencial - 08 a 13 de março.

Instrutoras:  Roseann  Schaaf  ,  PhD,  OTR/L,  FAOTA   e   Susanne  S.  Roley,  OTD,  OTR/L,  FAOTA (incluso dois dias de neurociências) OBS: Presença da Profa.Dra. Roseann é  de  8  a  10  de março. Profa. Susanne de 8 a 13 de março.

 

Módulo 2- Introdução a Avaliação Abrangente em ISA ONLINE (30-45 dias antes do módulo 3 com exigência de terminar as aulas online antes do referido módulo).

 

Módulo 3 - Avaliação Abrangente em ISA - Revisão e Prática presencial - 06 a 10 de junho

Instrutoras: Zoe Mailloux, OTD, OTR/L, FAOTA. Presença da Zoe de 06 a 09/06 Terapeutas Ocupacionais Claudia Omairi e Katya Eijsink no dia 10/06

 

Módulo 4 - Raciocínio Clínico e Planejamento da Intervenção em ISA presencial - 28 de outubro a 01 de novembro

Instrutoras: Zoe Mailloux, OTD, OTR/L, FAOTA.

 

Módulo 5 - Planejando Intervenção (incluindo a Medida de Fidelidade ISA) ONLINE (20-30 dias antes do módulo 6 com exigência de terminar as aulas online antes do referido módulo)

 

Módulo 6 - Intervenção ISA Baseada em Evidências: Revisão e Prática presencial - 05 a 09 de dezembro

 

Contato  GymISense    integracaosensorialcursos@gmail.com

 

Local da Certificação

Curitiba, Hotel Slaviero Rockefeller Conceptual Rua Rockefeller, 11- Rebouças – (41) 3023-2330 falar dos cursos da GymISense/certificação (haverá desconto)

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