CLASI

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Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration (CLASI) Liderança Colaborativa em Integração Sensorial de Ayres Certificate in Ayres Sensory Integration (CASI) Certificado em Integração Sensorial de Ayres

Essa certificação da CLASI é promovida pela GymISense, maiores informações no email:integracaosensorialcursos@gmail.com

1-RAZÃO PARA UM PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES ® (ASI)

ASI é uma área de prática terapêutica bem estabelecida e em constante expansão com aplicações em diferentes ambientes inclusive em casa, na escola e na comunidade. Tendo provado ser eficaz em crianças com dificuldades comportamentais e de aprendizado, essa intervenção emergiu como uma prática baseada em evidencias para uso em crianças com autismo. Foram realizadas aplicações da técnica em grupos de indivíduos com uma ampla variedade de deficiências e idades e, embora se faça necessário expandir as pesquisas, resultados clínicos e encontrados em pesquisas mostram a efetividade e relevância desse programa para muitas famílias e indivíduos.
Fundado em 2016, esse programa foi desenvolvido para continuar com o legado de excelência em educação, pesquisa e prática clinica no campo de conhecimento originado pela Dra. A. Jean Ayres e dado continuidade por diversos pesquisadores, profissionais clinicos e educadores. Esse programa de educação foi produzido de acordo com as diretrizes com o ICEASI- Conselho Internacional para Educação de Integração Sensorial de Ayres®, uma organização que visa fornecer padrões globais de educação e treinamento em ASI, e alinhado coma Visão 2020 provendo a excelência em treinamento, avaliação em educação em ASI®. A certificação tem aprovação pela AOTA (Associação Americana de Integração sensorial) e as fundadoras - instrutoras: Zoe Mailloux OTD, OTR/L, FAOTA e Susanne Smith Roley OTD, OTR/L, FAOTA, bem como outras colaboradoras instrutoras Gina Coleman MA, OTR; Suzanne Greenwood MA, OTR/L; Shay McAtee MA, OTR/L, FAOTA; Annie Balthazar-Mori OTD, OTR; Aja Roley
MA, OTR/L, Shelly Lane OTD, OTR/L, FAOTA e Sue Trautman MA, OTR/L.

2- EXIGÊNCIAS PARA CERTIFICAÇÃO EM ASI

 

A certificação em Ayres Sensory Integration (R) é oferecida pela CLASI, um provedor aprovado de unidades de educação continuada (CEU) pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA). CLASI também é membro fundador do Conselho Internacional de Educação (ICEASI) na Ayres Sensory Integration®, uma organização que visa fornecer padrões globais de educação e treinamento em ASI.
A certificação em ASI assegura que seus aprendizes tenham completado um número mínimo de módulos (unidades de educação continuada) e participado em atividades designadas que objetivam a aquisição de conhecimentos e habilidades em integração sensorial de acordo com padrões internacionais, como se segue:
- As fundações teóricas da integração sensorial de acordo com o trabalho original de A. Jean Ayres,
- Atualizar a ciência básica e aplicada relacionada a teoria de integração sensorial,
- As contribuições da integração sensorial para o desenvolvimento típico,
- Administração de avaliações relevantes das principais funções sensório integrativas: (ex.: a Evaluation of Ayres Sensory Integration (EASI), o Sensory Integration and Praxis Tests (SIPT), a Medida de Processamento Sensorial (SPM), observações clinicas de Ayres, etc.)
- Raciocínio clínico guiando o uso da integração sensorial na pratica clínica;
- Interpretação dos dados colhidos em avaliação baseados na pesquisa de padrões de função e disfunção de integração sensorial;
- Determinando metas e planejando a intervenção;
- Implementação de intervenção terapêutica profissional, com foco no uso de estratégias de integração sensorial em diferentes contextos;
- Liderar e auxiliar na construção da teoria, prática e pesquisa em ASI;
- Revisões de pesquisas existentes e maneiras de planejar e implementar pesquisas relacionadas a ASI;
- Caminhos para a defesa na promoção da prática baseada em evidências em ASI para clientes
Programação
A CLASI-CASI exige a conclusão de 6 Módulos (2 no mínimo onlines) mais atividades e avaliações adicionais, cada uma com carga horária aproximada de 24 a 30 horas, para um total de 180 horas.
CLASI é um provedor aprovado de unidades de educação continuada (CEU) pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA)
CLASI também é membro fundador do Conselho Internacional de Educação (ICEASI) na Ayres Sensory Integration®.

Módulo I: Teoria ISA – Conhecimentos e Habilidades em Teoria ASI

Os últimos avanços em neurociências embasam a aplicação da teoria de integração sensorial como uma abordagem para tratar crianças, adolescentes, adultos e idosos. Esse módulo oferecer aos terapeutas a base teórica necessária para aplicação da teoria de integração sensorial na prática clínica.

 

Aprendizado Presencial: 30horas.

Os treinamentos para o primeiro módulo oferecerão o estudo da teoria de integração sensorial, do sistema nervoso central, da neurociência dos sistemas sensoriais, modulação, da práxis e de princípios de avaliação e intervenção em integração sensorial.

Público Alvo: Autorizado apenas para Terapeutas Ocupacionais.
 

Objetivos de Aprendizado
Após o primeiro módulo, os participantes serão capazes de:
1- Identificar os modelos interpretativos da teoria de integração sensorial;
2- Descrever estruturas neurológicas e suas funções envolvidas no processo de integração sensorial;
3- Descrever implicações funcionais e fatores ocupacionais na base das mudanças do problema sensorial;
4- Discutir a práxis e seu papel no desempenho e no comportamento;
5- Avaliar a qualidade de pesquisa relacionada à integração sensorial.

Módulo 2: Introdução a Avaliação Abrangente em ISA (online preparação para módulo 3)

Participantes terão lições online sobre o teste de integração sensorial e praxis (SIPT), medida de processamento sensorial (SPM), e o EASI- Avaliação de Integração Sensorial de Ayres. Aproximadamente 20 horas, participantes poderá rever a qualquer momento as aulas durante a certificação.

 

Aprendizado Online: 20horas + 10 horas de tarefas

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais.

Pré–requisito: Módulo 1

Módulo 3: Avaliação Abrangente em ISA- Revisão e Prática

Participantes revisam as lições online e tem a oportunidade de sanar quaisquer dúvidas que possam ter; durante o curso, participantes praticam administração da avaliação e pontuação com colegas e, quando possível, com crianças trazidas ao curso.

 

Aprendizado Presencial: 24 horas + Avaliações: 6 horas extras pós módulo (testar crianças para próximo módulo)

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulo 2 online.

Objetivos de Aprendizado
Após esse módulo, os alunos serão capazes de:
- Estabelecer um plano de avaliação para cada indivíduo;
- Determinar a avaliação apropriada para avaliar funções de Integração Sensorial de Ayres em todas as áreas;
- Analisar a força psicométrica das avaliações;
- Ministrar o SIPT com segurança;
- Entender os construtos testados pelo SIPT, SPM e testes relacionados;
- Estruturar observações clínicas de construtos em integração sensorial quando testes padronizados não forem possíveis de aplicar;
- Demonstrar competência na aplicação de observações clínicas baseadas em ASI;
- Ministrar a medida de processamento sensorial (SPM);
- Identificar se um relatório avaliativo segue os padrões estruturais determinados pela Medida de Intervenção e Fidelidade em ASI.

Módulo 4: Raciocínio Clínico e Planejamento da Intervenção em ISA

Esse módulo foca no raciocínio clínico baseado em dados de pesquisa e avaliação para compreender os achados e fazer recomendações de metas e serviços. Treinamentos que levam ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico permitem ao aprendiz compreender relações entre a avaliação e a participação, informando recomendações e/para serviços.

 

Aprendizado Presencial: 20 horas + 10 hs de avaliações/ tarefas extras com crianças pós modulo

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulos 1, 2 e 3

Objetivos de Aprendizado
Espera-se que ao final desse modo, os participantes sejam capazes de:
- Descrever padrões de função e disfunção em integração sensorial;
- Analisar e interpretar resultados de avaliações de acordo com os padrões de função e disfunção de integração sensorial;
- Relacionar os dados obtidos através da aplicação de instrumentos com as dificuldades de desempenho ocupacional do indivíduo;
- Estabelecer metas e objetivos centrados no cliente apresentando preocupações relacionadas a interpretação dos dados clínicos;
- Criar um plano de intervenção baseado na avaliação realizada;
- Determinar como a intervenção será conduzida e seus efeitos em vários contextos da criança identificada com disfunção sensorial.

Módulo 5: Intervenção ISA Baseada em Evidências (incluindo a Medida de Fidelidade ISA)

A Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres (ASI®) é uma ferramenta confiável e válida que resume os elementos estruturais essenciais e os processos da prática terapêutica utilizando os métodos e a teoria de integração sensorial. Os participantes aprenderão os elementos essencias da ASI que são delineados na Medida de Fidelidade e aprender a usar essa ferramenta para melhorar a investigação e a prática.

Aprendizado Presencial: depende ser for online ou presencial, com tarefas extras, somando 30 horas

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulos 1, 2, 3 e 4

Módulo 6: Intervenção ISA Baseada em Evidências: Revisão e Prática

Participantes revisam as lições online e tem a oportunidade de sanar quaisquer dúvidas que possam ter; durante o curso, participantes observam demonstrações de intervenções e vídeos e praticam o uso do equipamento e técnicas de intervenção com crianças trazidas ao curso.

Aprendizado Presencial: 24 hs presencial + 6 horas de tarefas// ou 30 hs presencial

Público Alvo: Autorizado somente para Terapeutas Ocupacionais

Pré-requisito: módulos 1,2,3, 4 e 5

Alguns módulos exigem aulas online, e todos exigem preparação e tarefas de casa.
 

Cada módulo apresenta uma apostila traduzida para português, bem como cada módulo é traduzido para o português com Terapeutas Ocupacionais com conhecimento da área.
 

Essa certificação da CLASI é promovida pela GymISense, maiores informações no email:
integracaosensorialcursos@gmail.com

Pergunta Frequente
 

Posso fazer os módulos fora da ordem?

 

Recomendamos fazer os módulos em ordem, mas percebemos que pode haver exceções.

 

M1- As lições da teoria ASI podem ser concluídas ao longo do tempo e recomenda-se a revisão dessas lições ao longo do programa. Embora seja útil completar M1 antes de M2 e M3, não é essencial. No entanto, será muito difícil sintetizar completamente a informação nas lições em M4 - M6 se M1 não tiver sido concluída.

 

M2 - As lições na avaliação ASI devem ser concluídas antes do M3, pois este módulo fornece informações essenciais para a administração e pontuação de uma variedade de ferramentas de avaliação que serão apenas brevemente revistas e depois praticadas no M3.

 

M3 - Esta informação de avaliação prática do curso ASI no local deve ser completada antes da M4 porque os testes que são aprendidos e praticados serão necessários para testar e marcar crianças com resultados válidos e confiáveis antes de interpretar esses dados.

 

M4 - O raciocínio clínico ASI é necessário antes do M6 porque você precisará fazer a parte de identificação do problema do raciocínio clínico antes da solução do problema, que é a sua intervenção.

 

M5- A medida de fidelidade -ASI será necessária antes da conclusão de todo o programa de certificados porque você será solicitado a avaliar suas sessões de intervenção e outras.

 

M6 - A intervenção prática da ASI é melhor concluída quando você tem uma base sólida em teoria, avaliação e princípios de intervenção em fidelidade.