EASI BRASIL

6.jpg
1.jpg.jpeg

A avaliação chamada de EASI (Evaluation Ayres Sensory Integration) é uma nova ferramenta de de desenvolvimento para avaliar as dificuldades e disfunções da Integração Sensorial.

 

O objetivo do EASI é fornecer um conjunto válido e confiável de testes para avaliar as principais funções de integração sensorial que fundamentam a aprendizagem, o comportamento e a participação.

O EASI mede a percepção sensorial, integração motora postural/ocular/bilateral, práxis e reatividade sensorial, de uma maneira que minimiza as influências da cultura, compreensão da linguagem e experiência anterior. Os testes EASI se destinam à crianças de 3 a 12 anos e serão estão sendo disponibilizados a Terapeutas Ocupacionais devidamente treinados, em formato acessível e de baixo custo. E em adição, não haverá está havendo custos adicionais envolvidos na pontuação dos testes.

Como teste de acesso aberto, o EASI será está sendo disponibilizado aos profissionais que concluírem concluíram os programas de treinamento reconhecidos pelo Conselho Internacional de Educação em Integração Sensorial de Ayres (ICEASI).

 

Por que usar o EASI?

A vantagem do EASI será sua padronização, que incluirá uma amostra representativa internacional coletada em aproximadamente 100 países, portanto adequada para uso em um país em desenvolvimento como o Brasil. Nosso país contribuirá com aproximadamente a amostra normativa de 1000 crianças típicas.

Como funcionará o processo de conversão para o EASI?

Os terapeutas ocupacionais já treinados na administração e interpretação do SIPT poderão passar por um processo de conversão para administrar e interpretar o EASI. Prevemos que o treinamento de conversão começará a partir de 2022. Esse treinamento será trazido pela Collaborative for Leadership in Sensory Integration (CLASI), por meio dos organizadores no Brasil.  

Como funciona para adquirir o kit do EASI?

Atualmente, a SPIDER Projetos e Equipamentos é a única empresa que recebeu permissão, após passar por um rigoroso e detalhado processo de conhecimento, provas do teste, maquinário entre outros, e estão com parceria com a ABIS para produzir e comercializar o kit do EASI para avaliação da percepção tátil. Além desse kit, o terapeuta ocupacional precisará adquirir outros materiais disponíveis no mercado convencional.

Quem está envolvido na coleta de dados normativos no Brasil?

Atualmente temos aproximadamente 300 TOs voluntários participando da coleta de dados normativos. A responsável pelo grupo da América do Sul que participa da coleta de dados normativos é a Dra Claudia Omairi e a líder da coleta de dados do Brasil é a Dra. Katya Eijsink Klein Gunnewiek.

Temos também os coordenadores de cada estado do Brasil para que tenhamos uma amostra normativa ampla e representativa.

4.jpg
WhatsApp Image 2021-05-26 at 15.40.19 (1
WhatsApp Image 2021-05-26 at 15.09.21.jp