USC

USC Chan de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial

INTRODUÇÃO
Desde 2012 a Ludens traz ao Brasil o Programa de Certificação Internacional em Integração Sensorial Completo, autorizado e reconhecido pela University of Southern California Department of Occupational Science (USC) e Western Psychological Services (WPS). Em 2016 houve a reestruturação do modelo de certificação e este novo Programa de Certificação em Integração Sensorial passou a ser oferecido exclusivamente pela USC. Em 2017 em parceria com a Ludens, o Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial (CE) oferece uma oportunidade para a prática de terapeutas ocupacionais para adquirir conhecimentos avançados na teoria, princípios, avaliação e intervenção de integração sensorial originados pela Dra. A. Jean Ayres. Para obter este certificado CE, os participantes deverão completar 100 horas de contato dentro dos seguintes Cursos CE, que devem ser completados em ordem numérica:
Nova Estrutura do Curso: A certificação compreende 3 cursos (módulos) + 2 Tópicos Especiais. (100 horas)

 

Curso 1 - Carga horária do certificado USC: 30 horas.
Curso 2 - Carga horária do certificado USC: 21 horas.
Curso 3 - Carga horária do certificado USC: 21 horas.
Tópicos Especiais - Carga horária do certificado USC: 14 horas.
2 Tópicos especiais são necessários para a conclusão da certificação totalizando 28 horas

 

ATENÇÃO: Aos profissionais que iniciaram ou completaram a Certificação com a estrutura antiga, TODOS OS CERTIFICADOS PERMANECEM VÁLIDOS. Aos que desejam completar ou refazer o programa neste novo formato, verifiquem a aba PERGUNTAS FREQUENTES. Os procedimentos para requerer dispensa nos Módulos já cursados, serão disponibilizados em breve.
Contaremos com tradução sequencial durante os cursos e apostilas traduzidas para o português.

SOBRE OS INSTRUTORES


Instrutores de renome mundial.


A Certificação em Integração Sensorial, foi desenvolvida por eminentes especialistas no campo da Terapia Ocupacional que estudaram diretamente com a Dra. A. Jean Ayres, criadora da Integração Sensorial como marco de referência; Integração Sensorial Ayres ®. Todos os instrutores são docentes na universidade, pesquisadores ou mestres clínicos em Terapia Ocupacional com experiência no estudo do processamento sensorial e disfunções sensoriais relacionadas. Os instrutores para o Programa de Certificação USC Integração Sensorial Educação Continuada (CE) são renomados líderes na pesquisa de integração sensorial, educação e prática. Os instrutores são terapeutas ocupacionais licenciados/registrados com doutorado e/ou mais de 20 anos de experiência clínica. A USC prove este curso de treinamento monitorado que oferece a oportunidade aos alunos para a discussão e colaboração direta com os instrutores assegurando o domínio e consistência do conteúdo em todos os locais em que o curso é oferecido. Os instrutores atuais da USC Sensory Integration Continuing Education (CE) Certificate Program são: Erna Blanche, Stefanie Bodison, Sharon Cermak, Juliana Gutiérrez, Diane Parham, entre outros (Instrutores adicionais serão apresentados em breve. Lista completa vide site USC).

DESCRIÇÃO DOS CURSOS

CE Curso 1 - Fundamentos Teóricos de Integração Sensorial: Da Teoria à Identificação. (30 horas)
Este curso abrange os princípios Neurocomportamentais básicos que sustentam a teoria de integração sensorial. As contribuições específicas dos sistemas sensoriais individuais são analisadas no contexto das atividades diárias e nas ocupações. São apresentados os Padrões típicos de disfunção de integração sensorial e suas implicações básicas para intervenção. Público Alvo: Autorizado para Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Médicos. Destinado a Terapeutas Ocupacionais que desejam adquirir conhecimentos avançados da teoria, avaliação, e intervenção de A. Jean Ayres. Destinado também a graduados em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Medicina que desejam adquirir conhecimentos avançados da teoria de A. Jean Ayres. Material: Apostila traduzida para o Português / Brasil (tradução autorizada pela USC). RECOMENDAÇÕES: É recomendado que o participante já tenha participado de algum curso introdutório sobre a técnica de IS, tenha conhecimento básico da neuroanatomia e também que faça a leitura da literatura relacionada à integração sensorial antes de participar do Curso I.

 

CE Curso 2 - Avaliação de Integração Sensorial e Raciocínio Clínico: Da Identificação à Intervenção. (21 horas)
Este curso foi concebido para proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para avaliar com precisão a função da integração sensorial e as disfunções em crianças. Os participantes irão aprender sobre uma variedade de ferramentas de avaliação disponíveis para medir a disfunção de integração sensorial. Além disso, os participantes irão usar observações clínicas e raciocínio clínico para desenvolver uma compreensão abrangente das diferenças sensoriais em várias populações clínicas e o impacto dessas diferenças sensoriais sobre o desempenho funcional. Público Alvo: Autorizado apenas para Terapeutas Ocupacionais. Destinado a Terapeutas Ocupacionais que desejam adquirir conhecimentos necessário para avaliar com precisão a função de Integração Sensorial e disfunções da criança. Material: Apostila traduzida para o Português / Brasil (tradução autorizada pela USC). RECOMENDAÇÕES: Recomenda-se conhecimento básico em Estatística e em Testes de medidas de avaliação em Integração Sensorial. PRÉ-REQUISITOS: Ter concluído o CE Curso 1 - Fundamentos Teóricos de Integração Sensorial: Da Teoria à Identificação.

 

CE Curso 3 - Tratamento de Integração Sensorial: Da Intervenção à Participação. (21 horas)
Este curso prepara os participantes para fornecer intervenção usando o quadro teórico de integração sensorial como referência. Estratégias para o planejamento de intervenções e raciocínio clínico baseado em princípios de integração sensorial são discutidos em profundidade. Uma visão geral das abordagens de intervenção em integração sensorial para diversas populações, explorando uma variedade de configurações. Público Alvo: Autorizado apenas para Terapeutas Ocupacionais. Destinado a Terapeutas Ocupacionais que buscam se preparar para fornecer intervenção usando a I.S. como referência, aprendendo sobre estratégia para o planejamento de intervenções e raciocínio clínico com profundidade. Material: Apostila traduzida para o Português / Brasil (tradução autorizada pela USC). PRÉ-REQUISITOS: Ter concluído os CE Curso 1 e 2.

 

Tópicos Especiais em Integração Sensorial. (28 horas - 2 tópicos obrigatórios de 14 horas cada)
Após a conclusão dos Cursos CE 1, 2 e 3, os participantes terão a oportunidade de escolher dois cursos a partir de uma variedade de tópicos especiais, que são mais apropriados à sua prática clínica. Estes cursos avançados abrangem uma variedade de tópicos especiais sobre a aplicação dos princípios de integração sensorial em determinado contexto. Tópicos especiais incluem Integração Sensorial em Ambientes Escolares (14 horas), Integração Sensorial e Intervenção Precoce (14 horas), Integração Sensorial para crianças com Autismo (14 horas) e O Processo de Alimentação com base Sensorial (14 horas). Público Alvo: Autorizado apenas para Terapeutas Ocupacionais. Destinado a Terapeutas Ocupacionais que terão a oportunidade de se aprofundarem em 2 cursos* avançados, os quais poderão escolher para aprimoramento da sua prática clínica: I. S. em Ambientes Escolares, I. S. e Intervenção Precoce, I. S. para Crianças com Autismo, e Processo de Alimentação com base sensorial (2 tópicos obrigatórios - a escolha do aluno). Material: Apostila traduzida para o Português / Brasil (tradução autorizada pela USC). PRÉ-REQUISITOS: Ter concluído o CE Curso 1, 2 e 3.

PERGUNTAS FREQUENTES
 

Por que a USC desenvolveu um novo programa de educação continuada em IS?


A Integração Sensorial teve sua origem pela professora emérita da USC, A. Jean Ayres, PhD, OTR, que possuía as formações em Terapia Ocupacional e Psicologia Clínica. Dra. Ayres desenvolveu a base teórica, um conjunto de testes padronizados e uma abordagem clínica para a identificação e remediação (tratamento) dos problemas de Integração Sensorial em crianças. Suas publicações sobre IS, desde 1960 até os anos 80, abrangem um período de 30 anos e incluem estudos psicométricos bem como ensaios clínicos e séries de casos únicos. A divisão Chan de Ciência e Terapia Ocupacional da USC tem uma rica história de formação avançada no treinamento em IS, começando com turmas práticas iniciais, OT 610, sendo conduzido o ensino pela Dra. Ayres desde o início da USC, em 1977. Através do desenvolvimento continuado e aperfeiçoamento do conteúdo e dos materiais, ao longo de 35 anos, a divisão Chan continua empenhada em defender o legado do trabalho da Dra. Ayres na ciência e na aplicação clínica da IS e sentimos que esse compromisso seria melhor apresentado através de um programa de educação continuada sobre IS, tanto nos EUA como no resto do mundo.
 

Posso usar meu certificado do Programa Anterior de Certificação WPS/USC, para completar o novo Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial (CE), posso eliminar algum curso?


Para terapeutas ocupacionais dos cursos concluídos nos últimos 10 anos, o antigo Curso 1 USC / WPS (Teoria SI) terá equivalência para o novo Curso 1 USC CE (também teoria IS) e o curso USC/WPS 4 (SI Intervenção) terá equivalência para o novo Curso 3 USC CE (também intervenção IS). Para candidatar-se a compensação, os participantes terão de preencher o formulário de "consideração especial" e enviar o formulário, juntamente com cópias de seus certificados. Sobre este formulário a Ludens irá disponibilizar em breve assim que tivermos a confirmação das datas para os Cursos 2 e 3. Isto significa que os únicos cursos exigidos para obter o novo certificado do Programa de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial da USC (CE) serão os: CE Curso 2 (21 horas) e as 28 horas de Tópicos Especiais em Integração Sensorial (2 cursos de 14 horas cada).
Equivalência de Cursos para candidatar-se a "Consideração Especial":

Programa de Certificação e Educação Continuada em

Integração Sensorial da USC (CE)

 

Curso 1

Curso 3

Certificação em Integração Sensorial WPS/USC
nos últimos 10 anos)

 

Curso 1

 

Curso 4

A USC irá manter um banco de dados de terapeutas que tenham concluído o Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial (CE)?


Sim, após a conclusão de todo o Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial (CE), os participantes poderão optar por disponibilizar suas informações de contato profissional para as famílias e como referência, através de um banco de dados on-line.

PROGRAMAÇÃO (AGENDA 2019)
Local de Realização: Espaço Ludens

Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 920, Jardim Chapadão Campinas, São Paulo , Brasil - 13070-051

CURSO 1 - 30/04 a 04/05 de 2019 >>> Para os candidatos aprovados no processo seletivo 2019.

CURSO 2 - Data a definir (divulgação no site da Ludens)

CURSO 3 - Data a definir (divulgação no site da Ludens)

Tópicos Especiais - Data a definir (divulgação no site da Ludens)

Como novidade para este ano, abrimos um processo seletivo para interessados no Curso 1.

Mais informações estão disponíveis no edital em nosso site.

Acesse www.clinicaludens.com.br

Ou entre em contato através do e-mail cursos@clinicaludens.com.br e telefone (19) 3324-4322.

De segunda a sexta, das 09:00h as 18:00h.

  • Facebook Basic Square

© 2016 by PRDESIGN