EASI VISION 2020

A Associação Brasileira de Integração Sensorial vem por meio desta, compartilhar com nossos associados e comunidade interessada, sua mais nova parceria: EASI Vision 2020.A EASI Vision 2020 será um marco na pesquisa e atualização de instrumentos para diagnósticos e intervenção em Integração Sensorial de Ayres® com a publicação do EASI Test – Avaliação de Integração Sensorial de Ayres® (Mailloux, Z. Parham, L.D.; Simth Roley, S.)Esta nova avaliação EASI tem como propósito prover uma ferramenta válida e confiável para acessar funções integrativas sensoriais que estão subjacentes à aprendizagem, ao comportamento e à participação. O EASI mensura percepção sensorial, responsividade sensorial, integração bilateral/ocular/postural e práxis, e está sendo elaborada, pesquisada e conduzida por um grupo de terapeutas ocupacionais pesquisadoras da CLASI – Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration – liderado por Zoe Mailloux e Susanne Smith Roley. O plano do desenvolvimento inicial para o EASI é coletar dados normativos internacionalmente, de maneira que minimize a influência cultural e compreensão de linguagem, para uma faixa etária entre 3 a 12 anos de idade. A publicação integral do novo instrumento de IS está prevista para 2020 em um grande evento de Integração Sensorial de Ayres®, ano simbólico em que Anna Jean Ayres completaria seu 100º. aniversário.A Associação Brasileira de Integração Sensorial - ABIS compartilha com a CLASI o treinamento de terapeutas ocupacionais pesquisadoras que irão, assim como TOs das Américas, África, Ásia e Europa, bem como Austrália e Nova Zelândia, contribuir na tradução e validação de grupo normativo do teste de forma simultânea nos diversos países com adaptação cultural e dos idiomas.Um grande projeto que se inicia a favor da ciência na Terapia Ocupacional e Integração Sensorial de Ayres®. A Terapeuta Ocupacional, Claudia Omairi, presidente da ABIS, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, foi designada como líder de pesquisa na America Latina. A Terapeuta Ocupacional Katya Eijsink, soma esforços como líder da pesquisa no Brasil, ambas em consonância com o grupo de pesquisadoras da CLASI. Aguardem novidades! Contamos com a colaboração de todos nessa nova empreitada a favor da ciência na Terapia Ocupacional no Brasil e no mundo, atualizações e avanços na abordagem da Terapia de Integração Sensorial de Ayres®.

TERAPIA OCUPACIONAL E INTEGRAÇÃO SENSORIAL - EVENTO CREFITO7

No último mês de novembro, duas representantes da ABIS ministraram aula sobre Integração Sensorial de Ayres, em evento promovido pelo Crefito 7.

Parabenizamos pelo evento e agradecemos em especial a Conselheira, Terapeuta Ocupacional, Carina Vieira, pelo convite

e acolhida.

Ouvir o relato de Terapeutas Ocupacionais, lutadoras e profissionais de referência, investidas de responsabilidade técnica

e política e que fizeram história em suas áreas de atuação, foi um grande privilégio e aprendizado.

Ministramos aula sobre a Integração Sensorial de Ayres e conversamos com as TOs da região sobre questões teóricas

e práticas da abordagem.

Os desafios relacionados a regulamentação da IS e as dificuldades enfrentadas pela categoria foram temas abordados.

As trocas de experiências entre as Terapeutas Ocupacionais foi a marca deste encontro.

Parabenizamos o Crefito 7 pelo evento!!!!!

INTEGRAÇÃO SENSORIAL EM FOCO - EVENTO CREFITO10

No último mês de outubro duas representantes da ABIS ministraram aula e participaram do debate público sobre a abordagem de Integração Sensorial.

Excelente inciativa do Dr. Sandroval Francisco Torres, presidente do Crefito 10, que promoveu este evento para propiciar uma discussão técnica, democrática e madura.

Foi um dia muito profícuo, pois pudemos apresentar o histórico da abordagem desenvolvida por Jean Ayres, o percurso da construção teórica, desenvolvimento dos testes e sua aplicabilidade.

A distinção entre esta abordagem e várias outras técnicas que empregam estímulos sensoriais.

Apontamos os prejuízos científicos ocorridos pelo emprego da IS de Ayres de forma distorcida, parcial ou conduzida por profissionais sem a devida formação. Movimento que culminou com a formulação e publicação da Medida de Fidelidade, em 2007.

A profunda relação da IS de Ayres com a Terapia Ocupacional foi descrita de forma inequívoca.  Da mesma forma foi reiterada a posição da ABIS de que todos os profissionais tenham acesso a conhecimentos básicos da teoria desenvolvida por Ayres.

Alertamos sobre os riscos desta abordagem, quando conduzida por profissional sem a devida qualificação e/ou em ambiente inadequado.

Por fim, apontamos a necessidade de haver uma regulamentação que resguarde a população e ampare as famílias que hoje pleiteiam atendimento de IS com TO especializado.

O evento foi um sucesso de público e agradecemos a diretoria do Crefito 10.

Podermos ouvir e conversar com os representantes de instituições de referência foi muito importante e enriquecedor.

As palavras do Dr. Sandroval, no fechamento do evento, vieram ao encontro da posição da ABIS: encaminhamento pelo Crefito 10 de pedido ao Coffito de revisão da Resolução Nº 483 que reconhece a Integração Sensorial como recurso terapêutico da Terapia Ocupacional. 

O reconhecimento público, após debate consistente e ético, de que esta resolução não contempla as necessidades da população e dos Terapeutas Ocupacionais foi gratificante. Parabéns ao Crefito 10!!

CREFITO 5

Terapeutas ocupacionais se reúnem para discutir minuta sobre Integração Sensorial

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, Gestão Aproximar, reuniu na noite de ontem (18/10), as terapeutas ocupacionais, Daniela Zimmer, Katia Beidacki e Juliana Briani para discutir as minutas de acórdão e resolução do COFFITO sobre o tema. O objetivo da minuta é reconhecer a utilização do método de Integração Sensorial como recurso terapêutico da Terapia Ocupacional.

Segundo a vice presidente do Conselho, Lenise Hetzel, o Crefito5 está preocupado em buscar profissionais que já tenham experiência na área para que possam colaborar na análise dos documentos dando uma visão mais técnica e profunda sobre o tema.

Daniela Zimmer parabenizou a iniciativa de chamar as profissionais para colaborarem e falou sobre a importância dos terapeutas ocupacionais se apoderarem desse método. “A Integração Sensorial é um recurso de aplicação exclusiva do terapeuta ocupacional, precisamos nos empoderar dessa ferramenta e divulgar para os colegas”.  Katia e Juliana relataram que se sentiram valorizadas pelo Conselho por serem procuradas para colaborar com o seu conhecimento. “É muito legal ver que o Crefito5 está valorizando os profissionais que tem especialização para contribuir nesse sentido”, completou Juliana.

Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2

Na Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do CREFITO2, no dia 8 de outubro, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Integração Sensorial: teoria, prática e pesquisa”. Transmitida ao vivo, possibilitou o acesso de diversas pessoas que assistiram e participaram com perguntas e comentários on-line. A mesa foi composta pelas terapeutas ocupacionais Dra Fernanda Carneiro, docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro com Certificação Internacional em Integração Sensorial, Dra Aline Rodrigues também com certificação Internacional em Integração Sensorial e a Dra Olívia Agostini, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi um momento importante para afirmar o trabalho do terapeuta ocupacional com a Terapia de Integração Sensorial e para a construção de redes de conhecimento para todos interessados pelo tema.
A mesa iniciou com uma apresentação da abordagem e dos transtornos do processamento sensorial que comprometem o desempenho ocupacional de crianças e adolescentes. Em seguida, foi apresentado um panorama sobre as pesquisas de integração sensorial na atualidade e reforçada a necessidade de um maior número de estudos de terapeutas ocupacionais que reafirmem as evidencias da eficácia da abordagem seguindo os princípios da medida de fidelidade de Ayres.

  • Facebook Basic Square

© 2016 by PRDESIGN