Buscar
  • ABIS Brasil

14 de maio é o Dia Mundial de Conscientização da Apraxia de Fala

Dia Mundial de Conscientização da Apraxia de Fala – 14 de Maio

A Associação Americana de Fonoaudiologia (2007) aponta que a Apraxia de Fala na Infância - AFI é um distúrbio neurológico motor da fala que afeta a produção dos sons da fala, resultante de um déficit na capacidade em planejar e/ou programar a sequência de movimentos articulatórios, o que resulta em erros de produção de fala e alteração de prosódia. As regiões do cérebro não enviam adequadamente os comandos para os músculos movimentarem os articuladores, como mandíbula, lábios entre outros. A criança tenta falar mas não consegue, muitas vezes não sabendo movimentar a boca; pode entender tudo o que esta sendo falado a ela, mas sua produção de fala é difícil. É muito importante uma avaliação clínica de um fonoaudiólogo com expertise no assunto.

Muitas destas crianças podem também apresentar problemas sensoriais como, dificuldades na práxis, nas atividades de vida diária como alimentação: a seletividade alimentar e no vestuário, no brincar e na interação social. Muitas vezes, a apraxia está presente no transtorno do espectro autista. Neste caso o terapeuta ocupacional com expertise em Integração Sensorial de Ayres deve ser consultado para haver um trabalho interdisciplinar.



O que significa Praxia?

Praxia é a habilidade do cérebro de conceber, organizar e implementar uma série de ações não familiares; habilidade exclusivamente humana que nos permite interagir eficazmente com o mundo físico. (Ayres, 1972, 1985)

“ACREDITA-SE QUE COMO A FALA E A PRÁXIS ENCONTRAM-SE NA MESMA LOCALIZAÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, ENTÃO SE SUPÕE QUE O NÍVEL ORGANIZACIONAL DA FALA E DA LINGUAGEM CAMINHA EM PARALELO COM A PRÁXIS.” (BENSON, T. 2018)

Referências Consultadas

Associação Americana de Fonoaudiologia (2007)

Ayres, A. J. (1972). Sensory integration and learning disabilities. Los Angeles, CA: Western Psychological Services.

Ayres. A. J. (1985). Developmental dyspraxia and adult-onset apraxia Torrance, CA: Sensory lntegration lntemational.

Benson, T. A. M. (2018). Curso de Avaliação Clínica e Intervenção Prática - de Ideação à Execução e Intervenção Avançada para Praxia Ideacional - de Possibilidades a Funções Executivas promovido pela ABIS (Recife)

Colaboraram neste Post

Ellesangela Mendes Crefito 12- 5467-TO

Daniela Zimmer Crefito 5/ 3751 e CRFa 7/10869-2

#integracaosensorialsocomterapeutaocupacional

#autismo

#tea

#abisbrasil

#terapiaocupacional

#terapeutaocupacional

#integracaosensorial

13 visualizações
  • Facebook Basic Square

© 2016 by PRDESIGN